domingo, 10 de abril de 2011

A economia brasileira e o Japão

Ainda não se pode avaliar com precisão a dimensão dos estragos dos terremotos, tsunami e da crise nuclear do Japão. Da mesma forma, há muita dificuldade em avaliar os eventuais impactos que esses acontecimentos podem causar no resto do mundo. Mesmo assim, é possível dizer que a economia brasileira deve ser afetada principalmente por variações nos preço das commodities.
Essas e outras constatações são resultado de análises promovidas pelos Grupos de Extensão em Conjuntura Econômica (Gecon) e de Estudos em Finanças (Gefin), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ). As observações foram publicadas no boletim Economia em Foco (ANEXO), que circula no meio acadêmico e será enviado quinzenalmente como sugestão de pauta às mídias em seus mais variados formatos. A coordenação dos grupos é do professor Roberto de Arruda de Souza Lima, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES).
O Gecon procura debater assuntos econômicos na pauta da mídia, promover análise dos principais instrumentos de política econômica; coletar e formar banco de dados de indicadores econômicos abertos à sociedade, além de organizar eventos para apresentar e debater assuntos econômicos que estejam em evidência no noticiário, promovendo esclarecimentos aos alunos e demais interessados. O Gefin promove o debate sobre os diversos segmentos das finanças, desde a economia solidária até operações estruturadas no mercado de capitais e análises dos mercados financeiros e de capitais, inclusive com divulgação periódica de seus comentários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário