quinta-feira, 21 de abril de 2011

Ladrões levam acervo histórico mais completo da cidade

20/4/2011
EPTV.com
PIRACICABA - Dois computadores com textos e imagens antigos pertenciam ao historiador Cecílio Elias Neto
O acervo mais completo sobre a história de Piracicaba foi roubado da casa do escritor e historiador Cecílio Elias Neto nesta terça-feira (19). Dois bandidos armados com facas mantiveram Neto refém por cerca de três horas e levaram, entre outras coisas, os dois computadores com os estudos que ele realizou durante a vida profissional inteira sobre a cidade.
“Quem perdeu foi Piracicaba”, lamentou o historiador que contou que só tinha cópias dos arquivos nas duas máquinas que foram levadas pelos ladrões. Nos computadores, havia fotos antigas, textos e postais do século XIX. “Ninguém mais tinha aquilo. Eles me levaram o trabalho de uma vida inteira”.
Neto vive em um condomínio fechado e não sabe como os assaltantes conseguiram entrar. Eles invadiram a casa às 7h30, amarraram o escritor e, segundo ele, exigiam um cofre, que não existe. Eles ficaram sozinhos com Neto na casa até 10h30, quando se contentaram com os computadores, algumas obras de arte, aparelho de som e DVD e fugiram.
O historiador não acredita que os bandidos soubessem do valor histórico do material que eles estavam levando. “Eram drogados atrás de dinheiro”, falou. Neto relata que tentou desviar o foco dos bandidos para o notebook, que contém as cópias do acervo. Mas ele não imaginou que, mesmo com o laptop, os bandidos levariam o computador principal que estava no piso superior da casa.
“Eu só notei que eles levaram os dois computadores depois que eles saíram. Minha esperança agora é que devolvam pelo menos um deles”.
A Polícia já investiga o caso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário