sexta-feira, 7 de junho de 2013

Associação Sindrome de Down de Piracicaba





A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Obras (Semob), entrega neste domingo (09), às 10 horas, a sede própria do Espaço Pipa (Associação Síndrome de Down de Piracicaba).
Fundada em 1983, por um grupo de pais de pessoas com Síndrome de Down, a entidade sem fins lucrativos tinha como finalidade o apoio mútuo, a troca de experiências e o atendimento assistencial. Atualmente, seu objetivo é reconstruir vínculos familiares e comunitários para a promoção da autonomia e da melhoria da qualidade de vida dos portadores com Síndrome de Down, trabalhando pela defesa de seus direitos e pelo fortalecimento de suas potencialidades, visando à inclusão social.
O atendimento que antes acontecia no bairro Vila Monteiro, passa a ser realizado no novo prédio próprio localizado na Rua Maria de Lourdes Torres Campos de Carvalho, nº 100, no Jardim Santa Silvia.
Com 610 m², o espaço conta com salas de assistência social, pedagogia, estimulação precoce, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, oficinas de arte, refeitório, reuniões e telemarketing. Além de almoxarifado, copa e cozinha, sanitários com acessibilidade e piscina.
A entidade cuida de aproximadamente 56 famílias, sendo 50 delas com atendimentos diretos, que envolvem os seguintes programas: Ciranda (intervenção precoce com bebês de 0 a 3 anos), Adoletá (grupos de mediação terapêutica com crianças de 3 a 14 anos), Catavento (grupo de jovens e adultos com atividades físicas, pedagógicas, oficinas de trabalho terapêutico e arte), Caleidoscópio (apoio e assessoria para inclusão escolar), Aquadown (atividades aquáticas com fins esportivos e terapêuticos), De Pernas pro Ar (atividades esportivas), Rosa dos Ventos (apoio e orientação psicossocial às famílias) e Pipa (capacitação da comunidade).
A equipe técnica conta com profissionais de Assistência Social, Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Psicologia e Terapia Ocupacional.







Nenhum comentário:

Postar um comentário