segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Lar dos Velhinhos ainda tem pés de jabuticaba


                                                                                                Foto JUNassif
Em 26 de agosto de 1906 na Chácara das Jabuticabeiras, adquirida por 17 contos de réis inaugurava-se com 11 abrigados a instituição fundada por Pedro Alexandrino de Almeida. O então antigo Asilo de Velhice e Mendicidade. Ao longo dos seus 104 anos de existência, de Pedro Alexandrino de Almeida a Jairo Ribeiro de Mattos, é uma obra onde não se mede sacrifícios. É referência como padrão de alta qualidade. Fruto de trabalho árduo e desinteressado de seus dirigentes, a primeira Cidade Geriátrica do Brasil é também a realização do sonho de um apaixonado pela causa: Jairo Ribeiro de Mattos.

                                                                                                   Foto JUNassif


Jabuticaba
                                                                                                                   Foto JUNassif

A jabuticaba, jaboticaba ou jabuticabeira é uma árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica. Outros nomes populares: jabuticabeira-preta, jabuticabeira-rajada, jabuticabeira-rósea, jabuticabeira-vermelho-branca, jabuticaba-paulista, jabuticaba-ponhema, jabuticaba-açu, jabuticaba-sabará.

A química Daniela Brotto Terci jamais tinha suspeitado de que havia tanta antocianina na jabuticaba. "Os trabalhos a respeito dessa fruta são muito escassos", tenta justificar a pesquisadora, que também mediu a dosagem de antocianinas da amora. Ironia, o fruto da videira saiu perdendo no ranking, enquanto o da jabuticabeira... Dê só uma olhada (o número representa a quantidade de miligramas das benditas antocianinas por grama da fruta):

• jabuticaba: 314

• amora: 290

• uva: 227

As antocianinas dão o tom. "Se um fruto tem cor arroxeada é porque elas estão ali" Elas têm uma potente ação antioxidante", completa a pesquisadora de Campinas. Ou seja, uma vez em circulação, ajudam a varrer as moléculas instáveis de radicais livres. Esse efeito, observado em tubos de ensaio, dá uma pista para a gente compreender por que a incidência de tumores e problemas cardíacos é menor entre consumidores de alimentos ricos no pigmento. Ultimamente surgem estudos apontando uma nova ligação: as tais substâncias antioxidantes também auxiliariam a estabilizar o açúcar no sangue dos diabéticos.



Se a maior concentração de antocianinas está na casca, não dá para você simplesmente cuspi-la. Tudo bem, engolir a capa preta também é difícil. A saída, sugerida pelos especialistas, é batê-la no preparo de sucos ou usá-la em geléias a boa notícia é que altas temperaturas não degradam suas substâncias benéficas.



Aliás, no caso da jabuticaba, há outro complicador. Delicada, a fruta se modifica assim que é arrancada da árvore. "Como tem muito açúcar, a fermentação acontece no mesmo dia da colheita", conta a engenheira agrônoma Sarita Leonel, da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu. A dica é guardá-la em saco plástico e na geladeira. Agora, para quem tem uma jabuticabeira que privilégio! , a professora repete o que já diziam os nossos avós: "Jabuticaba se chupa no pé".



O branco tem seu valor

A bioquímica Edna Amante, do laboratório de frutas e hortaliças da Universidade Federal de Santa Catarina, destaca alguns nutrientes da parte branca e mais consumida da jabuticaba. "É na polpa que a gente encontra ferro, fósforo, vitamina C e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ainda nos ajuda a eliminar toxinas." E não só nessa polpa, mas também na casca escura, você tem excelentes teores de pectina. "Essa fibra tem sido muito indicada para derrubar os níveis de colesterol, entre outras coisas", conta a nutricionista Karla Silva. A pectina, portanto, faz uma excelente dobradinha com as antocianinas no fruto da jabuticabeira. Daí o discurso inflamado dessa especialista, fã de carteirinha: "A jabuticaba deveria ser mais valorizada, consumida e explorada". http://saude.abril.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário