quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Aluna da ESALQ recebe Prêmio Dow-USP de Inovação em Sustentabilidade

Nesta quinta-feira, 7 de outubro, os três melhores trabalhos de pesquisa em pós-graduação com temas relativos à sustentabilidade da Universidade de São Paulo (USP) receberão o Prêmio Dow-USP de Inovação em Sustentabilidade 2010, honraria que tem como objetivo o reconhecimento internacional da USP por meio da valorização e divulgação dos trabalhos de ponta na área. Entre os alunos selcionados, encontra-se Maria Carolina Quecine, aluna que defendeu sua tese de doutorado no Programa de Genética e Melhoramento de Plantas, da Escola Superior de Agricultura Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ).
Onze especialistas vinculados a oito Unidades da USP se debruçaram para avaliar e selecionar os premiados entre os 32 trabalhos submetidos. Na reunião final da comissão de seleção, também estiveram presentes um representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e dois observadores não votantes da Dow Brasil.
Maria Carolina, orientada pela professora Aline Aparecida Pizzirani Kleiner, do Departamento de Genética (LGN), defendeu a tese Aspectos biotecnológicos da interação entre bactérias e cana-de-açúcar. A pesquisadora aponta que as bactérias endofiticas vivem no interior da planta hospedeira sem causar prejuízos e podem acarretar os mais diversos benefícios como a promoção de crescimento vegetal e o controle de pragas e doenças. Dessa forma, avaliou-se o papel de uma linhagem endofitica de Pantoea agglomerans, 33.1, na promoção de crescimento de cana-de-açúcar bem como os aspectos biotecnológicos envolvidos na interação planta-endófito utilizando diversas técnicas para comprovar a colonização de cana por essa linhagem. Por meio da transformação da 33.1 com o gene responsável pela produção da proteína Cry foi possível provar in vitro o potencial dessa bactéria geneticamente modificada no controle de praga Diatraea saccharalis. Com Maria Carolina, receberão o Prêmio Dow Marcela da Silva Costa, pela tese “Um Índice de Mobilidade Urbana Sustentável”, defendida na Escola de Engenharia de São Carlos, USP-São Carlos, e Rosangela Calado da Costa, pela tese “Pagamento por serviços ambientais: limites e oportunidades para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar na Amazônia Brasileira”, no Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP.
Além destes três ganhadores, a comissão indicou mais dois trabalhos para receberem Menção Honrosa: Eleni Stark Rodrigues, pela tese “Gestão ambiental nos terminais de armazenagem de produtos químicos líquidos a granel no Porto de Santos”, defendida na Faculdade de Medicina da USP, e Kelly Polido Kaneshiro Olympio, da Faculdade de Saúde Pública da USP, pelo trabalho multidisciplinar “Surface dental enamel lead levels and antisocial behavior in Brazilian adolescents”, publicado na revista Neurotoxicology and Teratology com colaboradores da Faculdade de Saúde Pública da USP, do Instituto de Química da USP e da UNESP-Bauru e UNIFESP-Diadema.
Entusiasmadas com a premiação, doutora e orientadora declaram: “Fiquei muito feliz e surpresa com o recebimento do prêmio pois não esperava um reconhecimento tão grande do trabalho desenvolvido durante o doutorado”. Já a orientadora enfatiza que “receber esse prêmio é muito importante para o reconhecimento da excelência do programa de Pó-Graduação de Genética e Melhoramento de Plantas e para toda a comunidade esalqueana”.
Vale ainda destacar que, entre as premiadas, Maria Carolina Quecine foi a indicada para participar como representante da USP na reunião da Fundação Dow em Boston, EUA, em outubro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário