quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ESSA PRÁTICA É LEGAL?

Para tirar dúvidas sobre legislação relacionada à fauna, bem como fornecer materiais educativos a fim de contribuir na luta contra o tráfico de animais silvestres, a Superintendência do IBAMA em São Paulo e o Grupo Bem Estar Animal de Piracicaba e Região realizarão, em 14 de outubro, no Anfiteatro do Departamento de Ciências Florestais (LCF) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), o seminário “Manutenção de animais silvestres em cativeiro: essa prática é legal?”, dentro do contexto da Campanha Nacional de Proteção à Fauna.
O conteúdo programático do seminário engloba conceitos sobre a legislação da fauna, a fiscalização, o tráfico de animais, os problemas decorrentes do cativeiro irregular, as possibilidades de reintrodução e, por fim, a importância da campanha, da educação ambiental e da participação da sociedade.
De acordo com os organizadores do evento, a forma mais comum de se proteger a fauna tem sido a denúncia aos órgãos de fiscalização. Entretanto, outro caminho tão efetivo quanto, incide na ação preventiva associada à educação ambiental. Portanto, a sensibilização da sociedade em relação à captura e retirada de animais do seu habitat natural, depleção da fauna nas áreas verdes, maus-tratos e riscos à saúde da população associados à manutenção de animais silvestres de origem irregular em cativeiro, são fundamentais para desmotivar esse crime.
Cartazes e outros materiais da Campanha podem ser baixados em pdf do site do IBAMA. Mais informações http://www.ibama.gov.br/fauna-silvestre/areas-tematicas/campanha/ .
A organização do evento na ESALQ é do grupo OCA, coordenado pelo professor Marcos Sorrentino, do LCF, com apoio de diversos setores da instituição como GEPEA, PET-Ecologia, GCAA e LCF – Seminário Tópicos em Gestão Ambiental e Políticas Públicas, bem como da Unimep, Prefeitura Municipal de Piracicaba, Zoológico e Polícia Ambiental de Piracicaba e Florespi.
Programação
09h00 – Abertura
09h15 – “Legislação da fauna silvestre”, com Érika Ramos, procuradora da Advocacia Geral da União
10h30 – “Fiscalização do tráfico de animais”, com Luis Antonio Lima, fiscal do IBAMA
12h00 – Intervalo para almoço
14h00 – “Problemas da fauna em cativeiro e possibilidades de soltura”, com Vincent Kurt Lo, analista ambiental do Setor de Fauna/DITEC
16h00 – “Educação ambiental e fauna”, com Isis Akemi Morimoto, analista ambiental do Núcleo de Educação Ambiental/DITEC
18h00 – Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário