sábado, 2 de outubro de 2010

ASSOCIAÇÃO GUARDA MIRIM MUNICIPAL DE PIRACICABA

A Associação Guarda Mirim Municipal de Piracicaba foi fundada em 21 de Abril de 1966, pelo Prefeito Sr. Comendador Luciano Guidotti e pelos representantes das Sociedades Civis como Rotary Club, Lions, Maçonaria, Juizado de Menores e Guarda Civil.A sua concepção surgiu do Projeto de Lei 1.161 em 1962, apresentado pelo Vereador Professor Rubens Leite do Canto Braga.
Naquela época, a cidade de Piracicaba tinha aproximadamente 120.000 habitantes, era considerada como uma cidade progressista, que por três vezes consecutiva foi tida como a cidade mais progressista do Estado de São Paulo, a cidade das escolas, das Avenidas .
Em Dezembro de 1965, o Juizado de Menores em conjunto com a Guarda Civil, através do Sub Inspetor Elias Domingos da Silva convidaram 15 adolescentes, que foram os primeiros alunos, começaram a dar-lhes instruções de ordem unida, comportamento, disciplina e trânsito.
Após dois meses, o Sub Elias (Como era chamado o Comandante da Guarda Civil), não encontrando ninguém na Corporação que tivesse o dom de trabalhar com esses adolescentes, foi para São Paulo e acertou com o Comando da Guarda Civil de lá a vinda do então Classe Distinta Sr. Frederico Ciappina Neto para comandar a Guarda Mirim.
Com a chegada do Comandante Ciappina, a Guarda Mirim praticamente deu início as suas atividades.
A Guarda Mirim iniciou os seus trabalhos na sede da Guarda Civil, num imóvel à Rua Moraes Barros, n.º 525, cujos padrões éticos e morais se basearam na política dos Estados Unidos. Mesmo a Guarda Civil apresentando este padrão, o Comandante Ciappina, que tinha em mente fazer um trabalho diferenciado com os adolescentes, precisou separá-los dos adultos porque suas realidades eram totalmente distintas.
Ao primeiro momento, a Guarda Mirim foi criada para retirar adolescentes da rua (engraxates), ajudar a Guarda Civil no trânsito e outras atividades que ajudassem o público, tais como: guardar veículos nos dias de finados, nos dias de carnaval e na passagem de estudantes nas escolas.
A Entidade, com o passar dos anos, teve um aumento considerável do seu efetivo, o que proporcionou aos adolescentes começarem a atuar como estagiários junto às empresas e ao comércio local. Suas atividades eram bem caracterizadas, sempre ponderando para que os adolescentes continuassem seus estudos para permanecerem vinculados a Instituição, cumprindo Jornada de trabalho de até 6 (seis) horas diárias, cujas atividades jamais poderiam ser desenvolvidas em condições insalubres ou que prejudicasse o desenvolvimento não só físico, como também moral e intelectual.
Hoje, ao completar seu quadragésimo primeiro aniversário, a Associação Guarda Mirim Municipal de Piracicaba através de seu Presidente, Diretores e Colaboradores, sentem-se orgulhosos por terem encaminhado aproximadamente 5.000 adolescentes para uma vida saudável, dentre eles destacam-se: médicos, advogados, administradores de empresas, políticos, sindicalistas, funcionários públicos, engenheiros, enfim, em todos os setores encontramos ex-Guardas Mirins, sempre trabalhando para o progresso de nossa sociedade.
Pode-se resumir a finalidade da Instituição como sendo: Amparo e Promoção Social ao Adolescente, ou seja, Instituição Civil destinada a abraçar adolescentes de 12 a 18 anos, sem distinção de raça, cor, convicção política ou credo religioso, a instruí-los nas boas maneiras, a incutí-los os princípios de honestidade, de trabalho moral e cristão e, cumprimento das leis do amor ao próximo e a Pátria.
Considera-se que a Associação Guarda Mirim Municipal de Piracicaba é uma vencedora, pois sabe-se quão importante é para formação dos jovens piracicabanos, principalmente aqueles da periferia que, com um pouco de compreensão e amor conseguiram alcançar seus objetivos.
Hoje a ASSOCIAÇÃO GUARDA MIRIM MUNICIPAL DE PIRACICABA tem um efetivo médio de 350 adolescentes, matriculados nas Instituições de Ensino Médio e inclusos no programa de acordo com a lei, possuindo convênio com renomadas empresas de todos os segmentos da sociedade.
“A DISCIPLINA É A BASE FUNDAMENTAL DE TODAS AS COISAS. É A NOSSA BASE".
FONTE:
http://www.guardamirim.org/historico.htm







Nenhum comentário:

Postar um comentário