domingo, 6 de dezembro de 2015

CÂMARA DE VEREADORES DE PIRACICABA RENDERÁ HOMENAGENS E ENTREGARÁ MOÇÕES DE APLAUSOS À ESALQ

Sessão a ser realizada na ESALQ no próximo dia 10/12, será conduzida pelo cerimonial da Casa de Leis

Projetos sociais, culturais e de extensão da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) foram elencados por vereadores da Câmara de Vereadores de Piracicaba para receberem moções de aplausos em sessão única que será coordenada pelo órgão legislativo nas dependências da ESALQ. Dirigentes da Escola, bem como responsáveis por cada um dos projetos ou programas que serão contemplados, receberão as moções no próximo dia 10 de dezembro de 2015, às 9h00, na Central de Aulas da instituição.
Projetos e Moções
 Iniciativas do vereador André Bandeira
Três moções de aplausos serão entregues por Bandeira. A primeira delas, 128/2015, homenageará o Coral Luiz de Queiroz pela apresentação na Ponte Pênsil Tião Carreiro e pelas comemorações dos 45 anos da canção “Rio de Lágrimas” que foi inserida há 15 anos em seu repertório.
Outra moção de aplausos, 190/2015, contemplará o Projeto SolidarESA pela proposta de aplicar o ensino, a pesquisa e a extensão a favor da comunidade, além de trocar experiências e implantar a solidariedade como disciplina a ser aprendida e vivenciada na Universidade. Em 06 de outubro de 2015, o Projeto promoveu a doação de cerca de cinco toneladas de batatas para dez entidades assistenciais de Piracicaba credenciadas pelo Rotary Club de Piracicaba em ação coordenada pela Casa do Produtor Rural (CPRural), pelo Projetando Agricultura Compromissada em Sustentabilidade (Paces) e pelo Grupo de Experimentação Agrícola (GEA).
A terceira moção de aplausos, 204/2015, acontecerá pelas classificações que a USP/ESALQ obteve no ranking mundial U.S. News and World Report que destaca a posição de liderança  na área de Ciências Agrárias. A listagem classificou a ESALQ como a 5ª melhor do mundo em Ciências Agrárias, em uma avaliação que apontou as 97 principais instituições de ensino superior nesta área. Outra listagem recém divulgada foi o National Taiwan University Ranking, publicado desde 2007 e que tem sua metodologia de avaliação focada na performance de publicações científicas. As instituições são classificadas a partir avaliação de dados extraídos do Science Citation Index (SCI) e Social Sciences Citation Index (SSCI). Em Ciências Agrárias, a USP subiu uma posição em relação a 2014 e hoje encontra-se na 6ª colocação no geral e 3ª entre as instituições do continente americano (Norte e América Latina).
● Iniciativa do vereador Pedro Cruz
A moção de aplausos 247/2015, de autoria do vereador Pedro Cruz, homenageará o “Programa Profissões na ESALQ”. Com o objetivo de recepcionar estudantes de escolas públicas que estão cursando o ensino médio para aproximá-los do meio acadêmico e para que eles conheçam os sete cursos de graduação da instituição (Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental), o programa foi lançado em 2011, pela Divisão de Comunicação da instituição. Em quatro anos de existência, o programa que orienta esses alunos quanto à futura escolha profissional, já recebeu cerca de seis mil alunos de escolas públicas que cursam o ensino médio.
● Homenagem especial
Por iniciativa do vereador Pedro Motoitiro Kawai e da Secretaria Municipal de Turismo, será descerrada uma placa que reconhece a ESALQ como uma das 10 maravilhas de Piracicaba no biênio 2014-2016. Em concurso popular, a ESALQ foi eleita como um dos símbolos com os quais a população piracicabana se identifica. Em 12 de outubro de de 2014, foram anunciados os 10 locais mais citados, entre 70 pontos indicados pela Setur e de livre escolha da população foram: o rio Piracicaba, Engenho Central, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ), Capela de São Pedro, em Monte Alegre, Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, Centro Cultural Martha Watts, Escola Estadual Sud Mennucci, Teatro São José, Igreja Metodista do Centro e Parque do Mirante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário