terça-feira, 27 de julho de 2010

Artigo de Professora da ESALQ é selecionado para a Conferência Internacional de Biometria

A Sociedade Internacional de Biometria (The International Biometric Society - IBS) promove o desenvolvimento e a aplicação de métodos estatísticos e matemáticos nas ciências biológicas, incluindo agricultura, ecologia, ciências ambientais, silvicultura e disciplinas afins. A IBS é constituída de diversas outras regiões de países, envolvendo pesquisadores da área de Biometria de todo o mundo.
A Conferência Internacional de Biometria, que acontece a cada dois anos, é o maior evento realizado pela IBS. Em 2010, a reunião ocorrerá em Florianópolis (SC) e, na oportunidade, a professora Clarice Garcia Borges Demétrio, do Departamento de Ciências Exatas (LCE), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), apresentará os resultados do artigo “Formulating Mixed Models for Experiments, Including Longitudinal Experiments”, escrito em co-autoria com o pesquisador Chris Brien, da University of South Austrália.
Um comitê avaliador da IBS selecionou apenas dois artigos, dentre os publicados em 2008 e 2009, um do Journal of Agricultural, Biological and Enviromental Statistics e outro da Biometrics, ambas sob responsabilidade da instituição. O trabalho da professora da ESALQ foi publicado em 2009 no Journal of Agricultural, Biological and Enviromental Statistics (Volume 14, Número 3).
O estudo traçou parâmetros para determinação de um modelo misto de análise de dados correlacionados, que pode ser aplicado em inúmeras áreas ligadas às ciências agrárias, bem como em outras áreas como medicina, por exemplo. “Uma pesquisa desenvolvida no programa de pós–graduação em Recursos Florestais da ESALQ, que testou o efeito do tempo no grau de refino de polpa de eucaliptos, serviu de base para ao artigo”, relata a professora. A análise proposta melhora a interpretação dos dados, possibilitando melhor precisão nos resultados. “Assim o modelo estatístico permite aprimorar os passos que levam às tomadas de decisão nas mais diversas áreas do saber e, ao mesmo tempo, contribui com o desenvolvimento do setor produtivo. Trata-se de um método mais adequado para analisar um conjunto de dados em que as observações foram feitas ao longo de um determinado período. Ele dá a indicação do melhor caminho a ser tomado”, finaliza Clarice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário