quinta-feira, 22 de julho de 2010

DOCENTE DA ESALQ HOMENAGEADO PELA AEASP

DOCENTE DA ESALQ HOMENAGEADO PELA AEASP
Em cerimônia realizada em 28 de junho, no Tênis Clube Paulista, em São Paulo, engenheiros agrônomos ex-alunos e/ou docentes da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) foram laureados pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP). Anualmente, a AEASP presta homenagens a estes profissionais que, por suas atividades e exercício profissional, prestaram grandes contribuições ao setor agrícola.
As honrarias são prestadas num evento festivo chamado "Noite da Deusa Ceres". Para entrarem para o rol de engenheiros agrônomos ilustres da AEASP, os eleitos recebem como prêmio uma estatueta da Deusa Ceres, a Deusa da Agricultura.
As homenagens são divididas em três categorias: "Engenheiro Agrônomo do Ano", conferida a somente um profissional por vez, desde 1972, e "Medalha Fernando Costa", que desde 1991, contempla aqueles que se destacaram nas áreas de Liderança Rural, Iniciativa Privada, Ensino, Pesquisa e Extensão, além da categoria "Destaque", para pessoas ou empresas que, de alguma forma, deram sua contribuição ao meio agronômico.
Em sua 38ª edição, a AEASP homenageou com a Medalha Fernando Costa, em Ensino, o ex-aluno e docente da ESALQ, Waldemar Antonio Demétrio. O professor graduou-se em Engenharia Agronômica pela ESALQ, em 1971. Possui Licenciatura em Técnicas Agrícolas pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e mestrado e doutorado em Agronomia também pela ESALQ.
Demétrio desenvolve pesquisas na área de Geociências, principalmente em modelagem numérica de terreno, fotogrametria, fotointerpretação, georreferenciamento de imóveis rurais, registro de imóveis rurais, estradas rurais, projetos rurais, perícias e avaliações de engenharia aplicadas a imóveis rurais.
Atualmente, Demétrio é professor titular do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da ESALQ, assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia representando a ESALQ.
Ainda homenageados com a Medalha Fernando Costa encontram-se: em Pesquisa – Bernardo Van Raij, com Doutorado e Livre Docência pela ESALQ. Atualmente é pesquisador voluntário do Instituto Agronômico de Campinas (IAC); em Extensão Rural e Assistência Técnica – Francisco Eduardo Bernal Simões, formado em Engenharia Agronômica pela ESALQ, em 1973. Atualmente é produtor rural de café, milho, mandioca, seringueira e gado de corte e faz parte do conselho de administração da Cooperativa Agrária de Cafeicultores do Sul de São Paulo (CASUL).
Já o título de Engenheiro Agrônomo do Ano, coube a Ivan Wedekin, formado pela ESALQ, turma de 1974. Atualmente é Diretor de Commodities da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, a BM&FBOVESPA e membro do Conselho Superior de Agronegócio da FIESP.
Na categoria Destaque Ação Ambiental, o laureado foi Enéas Salati, engenheiro agrônomo formado em 1955 pela ESALQ, onde também realizou o seu doutorado em Agronomia e tornou-se Livre Docente da Cadeira de Física e Meteorologia. Foi um dos responsáveis pela criação do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (USP/CENA), mesmo Campus onde fica a ESALQ. Atualmente ocupa o cargo de diretor técnico da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário