quinta-feira, 22 de julho de 2010

ESALQ HOMENAGEADA NO DIA DO AGRICULTOR

ESALQ HOMENAGEADA NO DIA DO AGRICULTOR
Escola será indicada Instituição do Ano pelo Projeto Casa do Produtor Rural. Na ocasião será lançada a cartilha “O eucalipto e a pequena propriedade rural”
Destacar a importância do trabalho no campo para o desenvolvimento do País e reverenciar aqueles que se dedicam ao cultivo da terra consistem em pontos chaves quando se aproximam as comemorações ao Dia do Agricultor. Instituída a partir do centenário da criação do Ministério da Agricultura, em 1960, a data é comemorada nacionalmente em 28 de julho, em homenagem àqueles que trabalham na lavoura.
Proposta pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDER) por força do decreto legislativo nº 25 de 1999, a data foi inserida no calendário oficial do município e, desde então, uma grande festa se realiza para os agricultores de Piracicaba.
Os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural são órgãos consultivos criados pelo Poder Legislativo Municipal. A eles pertencem membros de toda a sociedade, com destaque para os agricultores, visando garantir legitimidade e representatividade da categoria. O papel desses Conselhos é atuar como articuladores de forças locais para o desenvolvimento rural sustentável e, também, como gestores dos processos de alocação de recursos para a área rural e a determinação das prioridades.
Assim, os conselheiros elegeram os homenageados entre pessoas e instituições que se destacaram no ano. Em uma das categorias, encontra-se a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), que será distinguida como Instituição do Ano, pelo projeto “Casa do Produtor Rural” (CPRural). Também receberão homenagens Laurindo José Guarnieri (Agricultor do Ano), Vilma Edina Castilho Floriano (Agricultora do Ano) e Agrícola Volta Grande (Menção Honrosa).
A cerimônia acontece em 28 de julho, às 19h00, no Anfiteatro do Centro Canagro “José Coral”, com programação que contempla recepção, abertura da sessão solene, apresentação de vídeos dos homenageados, coquetel e encerramento.
Para consagrar o momento em que será homenageada, a CPRural integra-se à programação do Dia do Agricultor para lançar sua primeira publicação intitulada “O eucalipto e a pequena propriedade rural”, em comemoração aos cinco anos de existência desse espaço que foi inaugurado dentro da ESALQ para atender o agricultor.
A cartilha
Um dos temas mais solicitados pelos produtores atendidos pela CPRural tem sido o eucalipto como espécie de uso múltiplo. Para atender a crescente demanda sobre o assunto, foi elaborada uma cartilha com o objetivo de abordar as diversificadas formas de utilização deste gênero. A publicação pretende, ainda, gerar capacitação de pequenos produtores rurais, incentivando o cultivo do eucalipto e a produção de madeira roliça e serrada na região, favorecendo a criação de empregos e benefícios para o ambiente.
As ações de levantamento de informações sobre a história do eucalipto, escolha das espécies, produção de mudas de eucalipto, critérios e instalação de um viveiro, drenagem, irrigação, recipientes, substrato, adubação, sistema operacional, tratamento fitossanitário, controle de qualidade, implantação, práticas silviculturais, colheita florestal e o uso múltiplo do eucalipto foram realizadas pela aluna Mariana Gomes Pereira, do curso de Engenharia Florestal da ESALQ, por meio do “Programa Aprender com Cultura e Extensão”, da Universidade de São Paulo (USP). A orientação foi do professor José Nivaldo Garcia, do Departamento de Ciências Florestais (LCF).
A tiragem é de 3000 exemplares. A distribuição da cartilha será gratuita e acontecerá na CPRural, que fica no prédio da Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária. A partir desta data, os interessados podem retirá-la de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.
Informações pelo telefone (19) 3429-4178.
CPRural
Fundada em 3 de junho de 2005, a CPRural é um veículo de disseminação dos conhecimentos gerados na ESALQ que atinge diretamente o pequeno agricultor e a sociedade como um todo. Trata-se de um centro de atendimento que presta orientação técnica aos produtores rurais sobre as diferentes áreas de atividade agropecuária de forma integrada com professores, departamentos, grupos de extensão e biblioteca da Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário