terça-feira, 27 de outubro de 2015

Alunos de Ciências dos Alimentos discutiram alimentação saudável em escola estadual

Com o objetivo de oferecer informações básicas e de forma dinâmica sobre alimentação saudável a alunos de Ensino Fundamental e Médio, seis estudantes do primeiro e terceiro anos, do curso de Ciências dos Alimentos, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), estiveram envolvidos, durante o mês de outubro, em visitas à Escola Estadual João Guidotti. Eles apresentaram os temas: Aquisição e Higiene de Alimentos, Cultura Alimentar, Alimentos Industrializados e Alimentos Funcionais.

Os acadêmicos foram convidados pela escola, que decidiu trabalhar o tema neste mês, pelo Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16/10. Em cada visita (02/10 e 23/10), os estudantes se dividiram por tema e apresentaram as informações, durante cerca de cinco minutos, para cada grupo que passava por eles. Na oportunidade, também fizeram dinâmicas para envolvê-los ainda mais com a pauta.

Gabriela Maria Rodrigues do Nascimento, que está no terceiro ano do curso, contou que a atividade a motivou muito. “Esse envolvimento nos ajuda no crescimento profissional, social - por lidar com pessoas - e acadêmico, porque temos que aprender para poder passar o conhecimento à frente”, disse.  Para a estudante, ainda há muita falta de informação sobre a alimentação saudável por parte dos jovens, o que faz as visitas importantes. “Por mais que sejam informações básicas e breves, é algo que os incentiva a buscar mais e aprender mais para se alimentar melhor”.

“Eles falaram coisa que já sabíamos, mas que não fazemos no nosso dia a dia”, comentou Ana, 15, do 9º ano, que disse que vai começar a ler mais os rótulos dos alimentos que comprar e tentar ser mais saudável. Cristian, da mesma turma, ficou grato por receber todas essas informações. “Na questão do açúcar, fiquei bastante surpreso, pela quantidade ser tão grande em muitos alimentos. Percebi que temos que saber lavar nossas mãos antes de comer qualquer coisa e de cozinhar, e gostei da pirâmide também, para saber qual alimento devemos comer para ajudar o funcionamento do nosso organismo”.

“Estamos tentando modificar os hábitos, no sentido de uma alimentação mais saudável, porque eles comem muitos salgadinhos e alimentos industrializados”, contou Silmara Isabel Giacomelli, coordenadora do Ensino Fundamental, sobre o desafio dos dirigentes da E.E. João Guidotti. “Essa mudança não é fácil, mas já percebemos que os alunos gostaram. Tivemos um grupo, por exemplo, que trouxe frutas e fez um piquenique no intervalo das aulas”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário