quarta-feira, 28 de outubro de 2015

ESALQ terá dia de aulas abertas em microeconomia aplicada

Atividade acontecerá no próximo dia 12/11, tem inscrições gratuitas e abordará temas do cotidiano

Preços de ingressos de futebol, mercado de bitcoins, de games, internet banda larga, TV por assinatura, salas premium de cinema, competitividade de tarifas de pedágio, consumo familiar, demanda por flores e produtos orgânicos. Esses são alguns dos temas que serão abordados no II Dia de Aulas Abertas em Microeconomia Aplicada, que acontecerá no próximo dia 12/11, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ).
“São temas com os quais os alunos se identificam e que chamam atenção da sociedade porque tem impacto direto na vida das pessoas”, comenta o professor João Gomes Martines Filho, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia e coordenador da Equipe de Microeconomia Aplicada, grupo realizador do evento (EMA).
A atividade acontecerá das 7h30 às 19h, nas salas 227, 229 e 233 do Pavilhão de Engenharia da ESALQ, em sessões subsequentes de apresentação de trabalhos realizados com os alunos da disciplina obrigatória Teoria Microeconômica II, lecionada pelo professor Martines.
“No decorrer da mencionada disciplina, os alunos produziram estudos acerca de um assunto de interesse visando à conexão entre a teoria microeconômica e à aplicação à realidade e à conjuntura nacionais dentro de grandes áreas de interesse: Teoria do Consumidor; Teoria da Firma; Competição Perfeita, Monopólio e Intervenção; Incerteza e Risco; Interação Estratégica; Falhas de Mercado”, explica o professor.
Abrir as salas de aulas é uma iniciativa, segundo o professor Martines, que auxilia a formação dos estudantes e dá à sociedade a oportunidade de ter contato com o conhecimento produzido na ESALQ.
“Este é um dia de inspiração pois nas aulas abertas nossos estudantes fazem uma exposição à sociedade daquilo que aprendem de forma prática. Assim oferecemos também, ao abordarmos a microeconomia aplicada, uma reflexão de quanto as pessoas querem pagar por um produto ou serviço Vale ressaltar ainda que a microeconomia está na ordem do dia, já que é o tema de pesquisa do professor Angus Deaton, vencedor do Prêmio Nobel de Economia deste ano”.
Além da apresentação dos trabalhos acadêmicos, o público poderá assistir palestras sobre como falar em público, o papel do economista diante do Conselho Regional de Economia (Corecon), teoria dos jogos e mercados futuros. O acesso à programação completa e as inscrições (gratuitas) podem ser feitas no site www.microaplicada.com.br .
Outras informações pelo e-mail microaplicada.esalq@gmail.com ou fone (19) 3429.4444 r. 8710.

Nenhum comentário:

Postar um comentário