quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Vacinação antirrábica na zona urbana começa neste sábado (24)

Sex, 23 de Outubro de 2015 12:48
cartaz_vacinacao_3110
A Campanha de Vacinação Antirrábica 2015 na zona urbana de Piracicaba tem início neste sábado, 24 de outubro. No total, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) irá disponibilizar 164 postos fixos e volantes de vacinação durante oito sábados (a campanha segue até o dia 12 de dezembro). A expectativa do CCZ é imunizar 30 mil animais entre cães e gatos.
A vacinação de cães e gatos no município será mantida pelo CCZ este ano graças ao apoio do Instituto Pasteur, que arrecadou 25 mil doses da vacina junto ao CCZ da capital paulista. O Ministério da Saúde havia informado que a vacina só estaria disponível em 2015 para Estados com registro de raiva canina e que em São Paulo a campanha não ocorreria este ano.
A informação foi confirmada pela médica veterinária Eliane de Carvalho, coordenadora do CCZ Piracicaba, em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (22). Segundo Eliane, a circulação do vírus da raiva no município é preocupante e a população deve levar seus cães e gatos para receber a vacina.
“Estamos com 15 casos de raiva em herbívoros este ano nas zonas urbana e rural e quatro casos positivos de morcego. Não havia como não mantermos a vacinação de cães e gatos e fomos buscar apoio no Pasteur. Peço que a população fique atenta e leve seus cães e gatos para receber a vacina durante a campanha”, disse Eliane.
Diante do quadro da raiva em Piracicaba, o CCZ buscou apoio no governo estadual e recebeu a confirmação do envio das vacinas na última segunda-feira (19). “Temos 9 mil vacinas com vencimento no início de novembro para dar início à campanha na zona urbana e recebemos hoje as 25 mil vacinas do CCZ de São Paulo que irão garantir a campanha”, afirmou.
Todos os cães e gatos com idade a partir de três meses poderão receber a vacina. Animais doentes, em tratamento e debilitados deverão aguardar a recuperação e a alta do médico veterinário. O mesmo vale para as gestantes e com crias, que deverão aguardar o desmame dos filhotes para receber a vacina. Para esses casos, a vacina pode ser aplicada diretamente no CCZ, de segunda a sábado das 8h às 17h.
Nove equipes formadas por vacinadores treinados irão trabalhar nos dias de campanha e farão a cobertura em todas as regiões do município. As vacinas são individuais e os materiais utilizados descartáveis. “Pedimos aos proprietários que colaborem, levando todos os cães em guias e conduzidos por adultos. Para os animais mais agressivos, é obrigatório o uso da focinheira e os gatos deverão ser levados em caixas de transporte ou em sacos como os usados para embalar cebolas, para evitar fugas e possíveis acidentes com o animal, proprietário e vacinadores”, alerta Paulo Lara, médico veterinário do CCZ.

ZONA RURAL
A vacinação na zona rural terminou no último sábado (17) e imunizou 10.107 cães e gatos. Para Lara, o número é bastante positivo. “Somos um dos únicos municípios do país a fazer a vacinação casa a casa na zona rural e por isso chegamos a essa média de 10 mil vacinas aplicadas ante as 5 mil quando não utilizávamos essa estratégia”, falou.
Eliane explicou que a região vem registrando casos de raiva herbívora desde 2012 e que neste ano o caso se agravou. “Estamos fazendo um trabalho pró-ativo e trabalhando em parceria com o EDA (Escritório de Defesa Agropecuária – da Secretaria de Agricultura) para orientar a população, tratar as pessoas que tiveram contato com os animais confirmados e suspeitos e ainda fazer uma varredura nos abrigos de morcegos hematófagos. Nossa zona rural é muito extensa e por isso desenvolvemos esse trabalho”.
Autor: Texto e foto: Rodrigo Guidi - MTb 37756

Nenhum comentário:

Postar um comentário